Em defesa da educação pública e da Ciência e Tecnologia no Brasil
Os
participantes do XI Seminário Nacional do Grupo de Estudos e Pesquisas
“História, Sociedade e Educação” (HISTEDBR), IV Seminário Internacional
Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI e I Seminário Internacional do
HISTEDBR, reunidos na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, entre
os dias 20 e 22 de agosto de 2019,
Considerando a determinação
constitucional da educação como um direito do cidadão e um dever do Estado, e
que, para cumprir esse princípio da Carta Magna a escola deve ser pública,
gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada;
Considerando o papel essencial das universidades
públicas na formação de profissionais de nível superior de alta qualidade, mas
em acelerado processo de destruição, notadamente com o programa Future-se;
Considerando, ainda, que as
universidades públicas são responsáveis por mais de 95% das pesquisas
científicas produzidas no país;
Considerando, igualmente, a
imprescindibilidade das agências federais e estaduais de financiamento da
produção científica tais como o CNPq, a CAPES, a FINEP;
Considerando, por fim, que, abrindo mão do
incremento ao desenvolvimento científico e tecnológico, o Brasil terá sua
soberania ameaçada;
Vêm enfaticamente manifestar:
Contra o absurdo desmonte da educação pública,
em todos os níveis, conclamando pelo restabelecimento de políticas públicas
orientadas para o cumprimento do que estabelece a Constituição Federal e a Lei
de Diretrizes e Bases da Educação e, também, a imediata suspensão dos cortes
nos recursos financeiros das universidades federais, institutos federais de
educação, ciência e tecnologia, assim como do CNPq, CAPES, FINEP e demais
mecanismos de financiamento da ciência e tecnologia com o consequente
restabelecimento integral dos recursos para essa finalidade definidos no
orçamento geral da União para o ano de 2019.
Uberlândia, 22 de agosto de 2019.
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