sábado, 28 de outubro de 2023

Dossiê Paulo Freire

Dossiê Paulo Freire: Um projeto-piloto de alfabetização
de adultos – de Brasília para o Brasil
 

Raquel de Almeida Moraes
Eva Waisros Pereira
Maria Paula Vasconcelos Taunay
 

https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5562


Palavras-chave: alfabetização de adultos; Brasília (DF); Plano Nacional de Alfabetização; Paulo Freire; emancipação

Resumo
O presente artigo resulta de investigação relativa à experiência de alfabetização de adultos realizada em Brasília nos seus primórdios. Iniciada em 1963, sob a coordenação de Paulo Freire, essa experiência constituiu o embrião do Programa Nacional de Alfabetização (PNA), proposto pelo governo João  Goulart. A pesquisa que serve de base para este estudo se desenvolveu mediante análise documental, orientada pela concepção crítica do método historiográfico. Os dados obtidos dialogam com os  coletados no “Dossiê Paulo Freire”, concedido pela professora Maria de Souza Duarte ao acervo do  Museu da Educação do Distrito Federal. Esse dossiê é composto por uma coleção de fotografias dos  primeiros círculos de cultura em Brasília, bem como de reuniões das autoridades, de âmbito federal, responsáveis pelo PNA, além de documentos textuais relacionados ao objeto investigado. A riqueza de  dados encontrados sobre Paulo Freire demonstra a importância de sua passagem pela nova capital e o caráter emancipador do projeto de alfabetização. A abrupta interrupção da experiência, pelo golpe de 1964, impediu a continuidade das políticas públicas de alfabetização de adultos em curso no Brasil e  impôs o apagamento da presença do educador na capital do País durante a Ditadura Militar. 

Palavras-chave: alfabetização de adultos; Brasília (DF); Plano Nacional de Alfabetização;
Paulo Freire; emancipação.

REVISTA BRASILEIRA DE
ESTUDOS PEDAGÓGICOS
■ ESTUDOS

 11-15 Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 104, e5562, 2023.

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