Dossiê Paulo Freire: Um projeto-piloto de alfabetização
de adultos – de Brasília para o Brasil
Raquel de Almeida Moraes
Eva Waisros Pereira
Maria Paula Vasconcelos Taunay
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5562
Palavras-chave: alfabetização de adultos; Brasília (DF); Plano Nacional de Alfabetização; Paulo Freire; emancipação
Resumo
O presente artigo resulta de investigação relativa à experiência de alfabetização de adultos realizada em Brasília nos seus primórdios. Iniciada em 1963, sob a coordenação de Paulo Freire, essa experiência constituiu o embrião do Programa Nacional de Alfabetização (PNA), proposto pelo governo João Goulart. A pesquisa que serve de base para este estudo se desenvolveu mediante análise documental, orientada pela concepção crítica do método historiográfico. Os dados obtidos dialogam com os coletados no “Dossiê Paulo Freire”, concedido pela professora Maria de Souza Duarte ao acervo do Museu da Educação do Distrito Federal. Esse dossiê é composto por uma coleção de fotografias dos primeiros círculos de cultura em Brasília, bem como de reuniões das autoridades, de âmbito federal, responsáveis pelo PNA, além de documentos textuais relacionados ao objeto investigado. A riqueza de dados encontrados sobre Paulo Freire demonstra a importância de sua passagem pela nova capital e o caráter emancipador do projeto de alfabetização. A abrupta interrupção da experiência, pelo golpe de 1964, impediu a continuidade das políticas públicas de alfabetização de adultos em curso no Brasil e impôs o apagamento da presença do educador na capital do País durante a Ditadura Militar.
Palavras-chave: alfabetização de adultos; Brasília (DF); Plano Nacional de Alfabetização;
Paulo Freire; emancipação.
REVISTA BRASILEIRA DE
ESTUDOS PEDAGÓGICOS
■ ESTUDOS
11-15 Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 104, e5562, 2023.
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